Especulações sobre uma Teoria Transformativa da Justiça

Autores

Palavras-chave:

Justiça, Racialidade, Descolonização

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/87348

Neste texto curto, a filósofa Denise Ferreira da Silva posiciona a racialidade no centro do debate teórico sobre justiça para então oferecer "um esboço de uma tese e de uma práxis como contribuição ao trabalho preparatório de des-pensar que é necessário para figurar a descolonização enquanto objetivo de uma teoria transformadora da justiça".  A autora aponta e sintetiza algumas das proposições que ganhariam espaço no desenvolvimento  posterior de seu projeto intelectual como justiça global, justiça como restauração do valor total expropriado, práxis feminista negra, entre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Ferreira da Silva, New York University

Samuel Rudin Professor in the Humanities, Dept. of Spanish & Portuguese Co-Director, Critical Racial & AntiColonial Study-CRACS Co-Lab - New York University, New York, EUA. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2618-0025,

Ana Laura Silva Vilela, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professora do Curso de Direito da Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. Doutora em Direito, Estado e Constituição no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília – PPGD/UnB. Coordenadora do grupo de pesquisa Métodos de Pesquisa Empírica em Direitos Humanos. E-mail: alaurasvilela@gmail.com.

Juliana Araújo Lopes, Universidade de Brasília

Doutoranda e Mestra em Direito, Estado e Constituição no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília – PPGD/UnB. Integrante do Maré – Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro.

Downloads

Publicado

2025-02-07

Como Citar

Silva, D. F. da, Silva Vilela, A. L., & Araújo Lopes, J. (2025). Especulações sobre uma Teoria Transformativa da Justiça . Revista Direito E Práxis, 16(1), 1–12. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/87348