A lei da propriedade privada sob o capital
dialética da apropriação pelo trabalho próprio e da expropriação
Palavras-chave:
Crítica marxista do direito, propriedade privada e equivalência, produção de mais-valor e interversão das leis de apropriação, direito e exploração econômica, Karl Marx e Evgeny PachukanisResumo
https://doi.org/10.1590/2179-8966/2023/78128
O artigo procura compreender o funcionamento da lei de propriedade privada sob a lógica do capital. Sustenta a hipótese de que, embora apareça como norma de apropriação fundada no trabalho próprio e na troca de equivalentes, a produção do mais-valor inverte o sentido da lei, estabelecendo formas de apropriação de trabalho excedente fundadas na exploração. Ao revelar apenas o momento da igualdade, a norma aparece de modo invertido, dando ensejo à falsa percepção de sua realidade, o que resulta em modos ideológicos de compreensão. A conclusão sugere que a lei de propriedade capitalista é, na realidade, uma lei de expropriação. O método utilizado é o dialético-marxiano.
Palavras-chave: Crítica marxista do direito; Propriedade privada e equivalência; Produção de mais-valor e interversão das leis de apropriação; Direito e exploração econômica; Karl Marx e Evgeny Pachukanis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Direito e Práxis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos artigos da Revista Direito e Práxis, desde que citada a fonte.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0, Atribuição-Sem Derivações.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou format para qualquer fim, mesmo que comercial, desde de que citada a autoria original.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.