A utilização das habilidades socioemocionais pelos mediadores como prática inerente à autocomposição / The use of social-emotional skills by mediadotors as a pratice inherent to self-composition

Autores

Palavras-chave:

Habilidades Socioemocionais, Mediadores, Autocomposição / Socio-emotional skills, Mediators, Autocomposition.

Resumo

DOI: 10.1590/2179-8966/2023/68272.

 

Resumo

As habilidades socioemocionais (HSE) formam um constructo multidimensional, do qual contém variáveis emocionais, cognitivas e comportamentais, que podem ser desenvolvidas e aprimoradas. A mediação é um método autocompositivo de solução de conflitos que tem o mediador como terceiro facilitador para proporcionar um clima de pacificação e respeito mútuo entre as partes controversas. Por isso, a utilização das habilidades socioemocionais por esses profissionais ganha papel central para a efetividade da mediação. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo compreender como a utilização das habilidades socioemocionais pelos mediadores contribui para a autocomposição. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e de campo, tendo participado 5 (cinco) profissionais mediadores. Os dados foram coletados por uma entrevista semiestruturada, no formato remoto, e foram analisados pela Análise Lexicométrica através software IRaMuTeQ. Os resultados demonstraram como as HSE dos mediadores contribuem para a autocomposição, na esfera da inteligência emocional pela autoconsciência e autocontrole, e na categoria das habilidades sociais pela empatia e abordagem afetiva.

Palavras-chave: Habilidades Socioemocionais; Mediadores; Autocomposição.

 

Abstract 

The socio-emotional skills (SES), as a multidimensional construct, contains different variables, cognitive and behavioral, which can be cognitive and enhanced. Mediation is a self-compositional method of conflict resolution that has the mediator as a third-party facilitator to provide a climate of pacification and mutual respect between the controversial parties. That, the use of professional socio-moral skills central role for writing for these mediation gains. The present study aimed to understand the use of socio-emotional skills by the media, contributing to self-composition. As for the method, it is an exploratory research, qualitative and field procedure, in which 5 (five professionals) mediators participated. Data were analyzed through a semi-structured interview using the IRaMuTeQ software. The results demonstrated how the SES of the mediators contribute to self-composition, in the sphere of emotional intelligence for self-awareness and self-control, and in the category of social skills for empathy and affective approach.

Keywords: Socio-emotional skills; Mediators; Autocomposition.

Downloads

Publicado

2023-04-02

Como Citar

Padilha, Y. P., & da Cunha, D. P. (2023). A utilização das habilidades socioemocionais pelos mediadores como prática inerente à autocomposição / The use of social-emotional skills by mediadotors as a pratice inherent to self-composition. Revista Direito E Práxis. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/68272

Edição

Seção

Artigos inéditos