A visão que o irmão mais velho de uma criança diagnosticada com síndrome de Down possui da dinâmica da sua família
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2010.8980Keywords:
Síndrome de Down, Relação entre irmãos, Família, Dinâmica familiarAbstract
Esta pesquisa visa compreender a visão que o irmão mais velho de uma criança com SD possui da sua dinâmica familiar e conhecer como é a relação entre irmãos, sendo um deles com SD. Participaram do estudo cinco famílias compostas por mãe, pai, filho mais velho e filho mais novo com SD. Foram realizadas entrevistas com a mãe e com o irmão mais velho e observação da interação entre os irmãos. A análise dos dados baseou-se na perspectiva Fenomenológica. Condizente com os achados da literatura existem aspectos da dinâmica familiar que podem ser relacionados à SD e outros não relacionados. Aspectos positivos por ter um irmão com SD foram encontrados. A necessidade de estudos focalizando a vertente paterna da dinâmica familiar e da realização de trabalhos voltados aos irmãos de pessoas com necessidades especiais é apresentada.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.