Morbidade, suporte do parceiro e representações do tabaco em fumantes e abstinentes
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2013.8606Palabras clave:
Tabagismo, Morbidade, Representações, Suporte do ParceiroResumen
Este estudo comparou a morbidade psicológica, suporte do parceiro e representações face ao tabaco em 224 fumantes e 169 abstinentes. Os abstinentes, comparados com os fumantes, apresentaram mais suporte do parceiro, positivo e negativo, percecionaram mais consequências do tabaco, maior duração do seu consumo, menor controle pessoal, identificaram mais sintomas, maior preocupação e maior resposta emocional associada ao tabaco. Os fumantes apresentaram menos controle de tratamento. Nos fumantes e abstinentes verificaram-se várias relações significativas entre a morbidade psicológica, as representações face ao tabaco e o suporte do parceiro. Os preditores do suporte do parceiro, nos fumantes, foram o sexo, a idade, morbidade psicológica e controle do tratamento. Por sua vez, nos abstinentes, os preditores foram a idade, a ansiedade, a identidade e a resposta emocional.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.