Autismo: a discussão de um paradoxo?

Autores/as

  • Aliny Lamoglia de Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2011.8400

Palabras clave:

Autismo, Psicanálise, Sociogenética

Resumen

O artigo apresenta uma discussão sobre as mudanças de paradigmas acerca do autismo infantil. A partir de um artigo publicado em uma revista de circulação internacional, apresentam-se as descobertas da sociogenética sobre as bases neurobiológicas do autismo e sua vinculação com critérios diagnósticos dos Transtornos Invasivos do Desenvolvimento propostos pelo DSM IV.  Algumas contribuições de autores contemporâneos são trazidas para fomentar a discussão e também algumas perspectivas de psicanalistas que já no século passado apontavam para um posicionamento no qual a psicanálise talvez não representasse o melhor referencial teórico para a discussão da síndrome do autismo infantil.

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Publicado

2011-08-01

Cómo citar

Carvalho, A. L. de. (2011). Autismo: a discussão de um paradoxo?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 11(2), 664–675. https://doi.org/10.12957/epp.2011.8400

Número

Sección

Artigos da demanda espontânea