Cultura e desenvolvimento humano: saberes divulgados em um impresso brasileiro do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2012.8287Palabras clave:
História da psicologia, Século XIX, Faculdades da alma, Cultura, Desenvolvimento humanoResumen
Este artigo descreve resultados de pesquisa sobre as relações entre cultivo das faculdades da alma e educação na cultura impressa do século XIX, no Brasil, mais especificamente em Minas Gerais. Trata-se de um estudo em história da psicologia da educação com o objetivo de investigar as relações entre concepções sobre desenvolvimento humano, faculdades intelectuais e morais e discurso educativo presentes na cultura impressa. O texto apresenta a análise da Secção Scientífica ou Pedagogia, redigida por José Miguel de Siqueira e publicada no jornal O Baependyano (1877-1889). Na Secção, a pedagogia, vista como moderna, é definida como alargamento e expansão das forças da alma humana, evidenciando relações entre desenvolvimento humano e educação. O desenvolvimento, por sua vez, é dirigido por formas específicas de cultura. Para a conceituação de educação, bem como de cultura, Siqueira apropria-se de ideias francesas divulgadas na época, assim como de tradições já bem solidificadas na província, como os ideais católicos.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.