O INDIVÍDUO FORA DA CIDADE: QUESTÕES À TRANSMISSÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Resumen
Este artigo discute a questão do sujeito da contemporaneidade, estabelecendo relações entre a emergência da ideologia do liberalismo econômico e a construção de um sujeito flexível e livre, mas afastado da experiência da cidade. O indivíduo contemporâneo, recolhido à experiência da sociabilidade familiar, introduz neste espaço de prática social a demanda crescente por relações igualitárias, cujos efeitos têm sido descritos sob o nome de crise da família. Acreditando que é no encontro consigo mesmo que encontra a sua identidade, o sujeito contemporâneo opera no registro de um pensamento binário, no qual se recusa a experiência de alteridade, levando à crença em um sujeito que seria causa de si mesmo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.