AS NOVAS FRONTEIRAS DA VIOLÊNCIA
Resumen
Considerando que a cada etapa da evolução técnica parece corresponder uma modalidade específica de violência, o autor, partindo de uma referência ao atentado de 11 de setembro de 2001, procura demonstrar que os mais recentes dispositivos técnicos alteram as fronteiras que delimitam a experiência da violência. A imprevisibilidade da eclosão da violência, a sideração dissuasora, o devir acidental e a internalização da violência, o retorno e a atualização das formas arcaicas da barbárie, a instrumentalização do mundo vivido pelo mundo sistêmico, são alguns dos efeitos mais importantes destas alterações das fronteiras da experiência provocadas pelas redes mediáticas da informação. O autor termina formulando a exigência de uma nova ética que permita uma contaminação do mundo sistêmico, instrumental e calculista, pelo mundo vivido.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.