O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: UM ESTUDO DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Resumen
Este trabalho analisa as representações sociais e sua interface com as práticas profissionais dirigidas à promoção do desenvolvimento infantil. Foram realizadas 24 entrevistas semi-estruturadas, com profissionais de dois serviços de saúde, situados em São Paulo. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, através da qual buscou-se reconstruir os contextos institucional e político nos quais as representações e as práticas se constituem. Os resultados apresentam dados sobre o exercício da “violência simbólica” no cotidiano dos profissionais. Discutem-se, também, as relações estabelecidas entre práticas e representações, resultando daí a caracterização de posições institucionais, delimitando uma “geografia” das relações entre equipes de trabalho. Conclui-se que o estudo das práticas profissionais voltadas à saúde da criança pode ser proveitosamente realizado utilizando-se a teoria de representações sociais, uma vez que esse objeto de estudo não se esgota na análise do processo saúde-doença, mas exige novas definições paradigmáticas que efetivem o conceito de “promoção da saúde”.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.