Trabalho Infantil e Ideologia nas Falas de Mães de Crianças Trabalhadoras
Palabras clave:
Trabalho infantil, infância, família, ideologiaResumen
O trabalho infantil é proibido por lei, mas estudos mostram o crescente número de crianças trabalhando no mundo. Acreditamos que os discursos acerca do trabalho infantil vêm sendo historicamente reproduzidos pelas instituições socializadoras da criança como a família. Esse estudo objetiva discutir o que mães pensam sobre o trabalho de seus filhos. Realizamos grupos focais com mães de crianças que estudam e trabalham no cultivo das hortas em Gramorezinho (Natal-RN). Percebemos o quanto a ideologia do trabalho está imersa nas práticas discursivas dos sujeitos. As mães possuem uma história de uma infância de trabalho e reproduzem uma vivência de trabalho para seus filhos. O trabalho aparece como uma alternativa importante para a não permanência das crianças nas ruas. Percebemos, portanto, que quando se trata da criança pobre, o trabalho infantil apresenta-se como uma prática que vem sendo reforçada historicamente pela família.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.