Trabalho docente rural: dores e prazeres do ofício

Autores/as

  • Cristina Miyuki Hashizume Universidade Bandeirante de São Paulo
  • Marinete Maria Lopes Escola São Francisco de Assis - ESFA

Palabras clave:

Saúde docente, Educação rural, Psicologia social

Resumen

O presente trabalho objetiva analisar a realidade laboral dos docentes do meio rural de algumas comunidades de Sta Teresa e São Roque (Espírito Santo) a partir da compreensão das estratégias utilizadas por eles para lidar com as adversidades e alegrias do cotidiano; cartografar as dificuldades por que passam tais docentes e identificar os mecanismos de defesa/enfrentamento que os docentes utilizam no dia a dia da escola. Através de entrevistas e observações feitas com dez docentes, constatou-se momentos de dor vivenciados pelos mesmos, devido principalmente à sobrecarga de trabalho e à dificuldade no enfrentamento dessas adversidades, mas também momentos de prazer quando o docente é reconhecido pela comunidade.

Publicado

2006-06-01

Cómo citar

Hashizume, C. M., & Lopes, M. M. (2006). Trabalho docente rural: dores e prazeres do ofício. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 6(1), 99–108. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11085

Número

Sección

Temática: Trabalho Docente