A apropriação do brincar como instrumento de disciplina e controle das crianças

Autores/as

  • Flávia Cristina Silveira Lemos UNESP

Palabras clave:

Sociedade disciplinar, Infância, Brincar, Educação, Controle

Resumen

Neste trabalho, problematizamos a sociedade disciplinar e de controle, assinalando alguns de seus mecanismos e apontando a relação destes com a emergência de uma determinada concepção de infância e do brincar como objeto do olhar das ciências humanas. Ressaltamos como a apropriação do brincar ocorreu e como se transformou em dispositivo de promoção do desenvolvimento de crianças e, simultaneamente, de produção de crianças normalizadas e controladas a partir dos imperativos da sociedade capitalista, demandando, cada vez mais cedo iniciativas de estimulação cognitiva, visando inserir as crianças rapidamente na lógica de produtividade e submissão política. Nosso eixo de análise são as contribuições de Michel Foucault.

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Publicado

2007-04-01

Cómo citar

Lemos, F. C. S. (2007). A apropriação do brincar como instrumento de disciplina e controle das crianças. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 7(1), 81–91. Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10950