Movimentos migratórios na metrópole de São Paulo no século XXI: um estudo quali-quantitativo
Palabras clave:
Migrantes, Brasileiros, São PauloResumen
Este estudo objetiva caracterizar a(s) figura(s) do migrante brasileiro que teve a cidade de São Paulo como ponto de chegada. Baseia-se na análise da capacidade estratégica de incorporação, adaptação e satisfação. Foram entrevistados 110 migrantes na área central paulistana por meio de um questionário sobre: fluxo em território nacional e intra-urbano; características e perfil; formas e tempos de permanência; redes de apoio; motivos e expectativas. As informações coletadas foram organizadas em um sistema de categorias semânticas e em um sistema de análise de cluster. Os resultados indicaram a diferenciação dos migrantes em dois grupos, segundo seu sentimento de satisfação ou de insatisfação quanto a viver em São Paulo, em função de idade e sonhos. Graus de adaptação e satisfação parecem depender da compatibilidade de modelos identitários, que definem qualidades e níveis de aspiração. Esta compatibilidade seria expressão da capacidade estratégica do migrante em conseguir retirar, das condições materiais e não-materiais a ele acessíveis, elementos para direcionar suas ações na busca de consecução de suas metas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.