A Metapsicologia do Infamiliar e seu Lugar na Constituição Psíquica
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.61066Palabras clave:
infamiliar, estranhamento, paramnésia, narcisismo, constituição psíquicaResumen
O artigo propõe discutir a inserção do Unheimliche no desenvolvimento do modelo de aparelho psíquico psicanalítico, relacionando-o com alguns conceitos metapsicológicos que o precederam e outros, posteriores, que se beneficiaram de sua influência. Para tanto, prioriza-se o tema da constituição psíquica na sua relação com as paramnésias. O conceito de narcisismo é trazido à baila para questionar as diferenças e semelhanças entre as definições de Infamiliar (Unheimliche) e estranhamento (Entfremdung). Comenta-se o conto de Borges O outro, o artigo freudiano Um distúrbio de memória na Acrópole e o texto de Tausk Ibsen, Der Apoteker para estabelecer um paralelo entre a ficção literária e as valências dos sentimentos de desrealização e dessubjetivação na clínica das neuroses. O conceito de fenômeno transicional de Winnicott e a problemática da alteridade que Lacan apresenta, em dois momentos de seu ensino, são debatidos a partir dos desdobramentos em torno do Infamiliar e da cisão do eu. Ao final, indaga-se o estatuto metapsicológico do Infamiliar como uma modalidade particular do retorno do recalcado, que mobiliza os limites do recalque primário, promovendo uma subversão temporária das fronteiras do Eu e da realidade, com consequências para pensarmos os modos diferenciais da constituição psíquica.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.