Percepção de preconceito e autoestima entre adolescentes em contexto familiar e em situação de acolhimento institucional
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2014.12648Palabras clave:
preconceito, autoestima, adolescentes, institucionalizaçãoResumen
Este estudo investigou as relações entre a percepção de preconceito e a autoestima em um grupo de 556 adolescentes escolares, que vivem com suas famílias, comparativamente a um grupo de 96 adolescentes em situação de acolhimento institucional. Foi utilizado o Questionário da Juventude Brasileira para avaliar questões referentes à percepção de preconceito sofrido e autoestima. A análise univariada de variância revelou diferenças significativas entre os grupos na variável preconceito e entre os sexos na variável autoestima, sendo que o grupo de adolescentes acolhidos apresentou maior percepção de preconceito e as participantes do sexo feminino menor autoestima em ambos os grupos. Conclui-se que, embora os participantes institucionalizados tenham maior percepção de preconceito, isso não se reflete em médias significativamente mais baixas de autoestima, indicando que as instituições de acolhimento podem representar um espaço de proteção capaz de fornecer, ainda que provisoriamente, condições para um desenvolvimento saudável.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.