A Psicologia na formação de enfermeiros
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2014.10482Palabras clave:
psicologia, enfermagem, ensino, historiografiaResumen
Analisamos o ensino de Psicologia na formação de enfermeiras, nas primeiras décadas do século XX, no Brasil. São apresentados aspectos relacionados a escolas de Enfermagem no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Os tópicos desenvolvidos nos cursos de Psicologia no ensino de Enfermagem estavam ligados aos debates da Psicologia da época. Durante esse período, podemos observar mudanças na formação das enfermeiras de um modelo baseado na experiência para um novo modelo ancorado no conhecimento científico. O governo brasileiro apoiou essa mudança que estava vinculada a um contexto mais amplo do aumento da valorização das ciências no País. Os diferentes conhecimentos da Psicologia contribuíram para o estabelecimento de uma nova formação teórica e prática das enfermeiras. A análise do ensino de Psicologia na formação de enfermeiras contribui para uma melhor compreensão da Psicologia como disciplina no Brasil.
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