A Metapsicologia do Infamiliar e seu Lugar na Constituição Psíquica
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2021.61066Keywords:
infamiliar, estranhamento, paramnésia, narcisismo, constituição psíquicaAbstract
O artigo propõe discutir a inserção do Unheimliche no desenvolvimento do modelo de aparelho psíquico psicanalítico, relacionando-o com alguns conceitos metapsicológicos que o precederam e outros, posteriores, que se beneficiaram de sua influência. Para tanto, prioriza-se o tema da constituição psíquica na sua relação com as paramnésias. O conceito de narcisismo é trazido à baila para questionar as diferenças e semelhanças entre as definições de Infamiliar (Unheimliche) e estranhamento (Entfremdung). Comenta-se o conto de Borges O outro, o artigo freudiano Um distúrbio de memória na Acrópole e o texto de Tausk Ibsen, Der Apoteker para estabelecer um paralelo entre a ficção literária e as valências dos sentimentos de desrealização e dessubjetivação na clínica das neuroses. O conceito de fenômeno transicional de Winnicott e a problemática da alteridade que Lacan apresenta, em dois momentos de seu ensino, são debatidos a partir dos desdobramentos em torno do Infamiliar e da cisão do eu. Ao final, indaga-se o estatuto metapsicológico do Infamiliar como uma modalidade particular do retorno do recalcado, que mobiliza os limites do recalque primário, promovendo uma subversão temporária das fronteiras do Eu e da realidade, com consequências para pensarmos os modos diferenciais da constituição psíquica.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.