Estados incomuns de consciência em parturientes: a partolândia enquanto potencial para o desenvolvimento da mulher
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.38816Keywords:
consciência, parto, desenvolvimento, empoderamento, espiritualidadeAbstract
A assistência ao parto passou por importantes transformações nos últimos séculos. Neste processo, o modelo tecnocrático tornou-se hegemônico, promovendo uma atitude passiva nas mulheres. Evidências mostram, entretanto, que em trabalho de parto a mulher é tomada por estados incomuns de consciência, conhecidos como partolândia, que a tornam ativamente apta ao efetivo trabalho de parto, e a uma experiência de vida positivamente marcante. Objetivou-se discutir como a emergência desses estados potencializa melhores desfechos de parto e promove o crescimento pessoal da mulher. Assim, realizou-se reflexão teórica baseada no modelo integral de Wilber, na teoria do território de nascimento de Fahy, levando em conta os modos contemporâneos de assistência ao parto (Davies-Floyd), e uma visão arquetípica de transformação feminina (Nogueira). A partolândia apresenta-se enquanto modificação na percepção de espaço e tempo, emocionalidade e intuição aguçadas, insights psíquicos, revivescência de traumas etc. Conhecer os estados de consciência da mulher no parto, e os meandros do território de nascimento no qual emergem, pode auxiliar na assistência à parturição, além de viabilizar transformações que impliquem em desenvolvimento psicológico para a mulher.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.