Consciência morfológica e ortografia. Uma relação para além da consciência fonológica?
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.38815Keywords:
consciência morfológica, consciência fonológica, ortografiaAbstract
Este estudo investigou a contribuição única da consciência morfológica em palavras com diferentes regras ortográficas no português do Brasil. Participaram do estudo 114 crianças do 2º e 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. As crianças foram avaliadas quanto ao seu conhecimento ortográfico por meio de um ditado de palavras com diferentes dificuldades ortográficas (regras contextuais, morfológicas e palavras irregulares), consciência fonológica, consciência morfológica e inteligência (verbal e não verbal). Os resultados mostraram que, para ortografia de palavras com regras contextuais, morfológicas e irregulares, a consciência morfológica tem uma contribuição pequena, mas independente da consciência fonológica. A contribuição da consciência fonológica foi maior nas palavras contextuais e morfológicas. Nas palavras com ortografias irregulares, a contribuição da consciência morfológica foi maior do que a fonológica. Esses resultados sugerem que o conhecimento explícito das unidades mínimas de significado na palavra pode ser uma habilidade chave para o desenvolvimento da ortografia.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.