Ensino de avaliação psicológica: dificuldades relatadas por uma amostra de docentes brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2018.38810Keywords:
AP, ensino superior, formação do psicólogoAbstract
Existem questões relativas ao ensino dos métodos e técnicas de Avaliação Psicológica (AP) que não têm sido suficientemente exploradas. Neste sentido, o presente estudo buscou identificar as dificuldades percebidas pelos docentes no ensino de avaliação psicológica nos cursos de graduação. Participaram do estudo 93 docentes (67,7% mulheres) de 13 estados brasileiros, com idades entre 24 e 63 anos, em uma amostra de conveniência. Os participantes responderam a uma questão aberta e as respostas foram submetidas à analise de conteúdo. Entre os resultados destaca-se que as categorias principais de resposta estiveram relacionadas à infraestrutura institucional; currículo dos cursos; atitude dos alunos e de docentes frente à disciplina; atuação docente em AP; psicólogos enquanto modelos de atuação. Os achados revelam a necessidade de um amplo debate sobre o ensino de avaliação psicológica de forma a favorecer a formação na área tanto em nível de graduação como na pós-graduação e apontam para a importância da criação de especialidade profissional na área.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.