Bullying escolar na perspectiva dos professores

Authors

  • Lisiane Machado de Oliveira-Menegotto Universidade Feevale – FEEVALE
  • Isadora Machado Universidade Feevale – FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2018.38123

Keywords:

Bullying, violência escolar, inclusão, professores

Abstract

Bullying é um fenômeno caracterizado por atos de violência física ou verbal, que ocorrem de forma repetitiva e intencional. O objetivo deste artigo é discutir a concepção de bullying escolar, na perspectiva de professores de uma escola privada da região sul do Brasil. Dez professores participaram de uma entrevista semiestruturada, que foi gravada e, posteriormente, transcrita. Foi realizada uma análise de conteúdo que gerou eixos temáticos de discussão. Os resultados apontam para a importância de olhar para o sujeito aluno e professor, de modo a incorporar nas práticas pedagógicas mais ações de observação e escuta. Assim, professores e alunos devem ter um espaço de fala e escuta, para que o bullying não passe despercebido. O estudo também sugere a importância do trabalho da Psicologia no ambiente escolar, no sentido de assegurar um espaço saudável no campo das relações professor-aluno, professor-professor, aluno-aluno.

Published

2018-12-20

How to Cite

Oliveira-Menegotto, L. M. de, & Machado, I. (2018). Bullying escolar na perspectiva dos professores. Studies and Research in Psychology, 18(1), 321–340. https://doi.org/10.12957/epp.2018.38123

Issue

Section

Developmental Psychology