Carnaval como instrumento de inclusão social de pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2016.31447Keywords:
Carnaval, deficientes, inclusão, programasAbstract
A inclusão social vem sendo mais discutida na sociedade e a literatura PSI aponta crescente atuação das empresas em programas voltados a essa temática. O objetivo deste estudo foi avaliar o Projeto Embaixadores da Alegria, que usa o Carnaval como instrumento de inclusão social. A pesquisa multimétodo (pesquisa documental, questionário e entrevistas) contemplou 538 pessoas, incluindo beneficiários, familiares, membros da comunidade, gestores, financiadores e executores do Projeto. O delineamento foi de um quase-experimento que verificou se a participação no programa aumentava a percepção de inclusão social. Os resultados do teste permitem concluir que o Projeto atende apenas parcialmente aos seus objetivos, pois não houve diferenças significativas em relação à favorabilidade à inclusão escolar entre grupo de tratamento e grupo controle. De forma complementar, na análise de conteúdo, foram identificadas cinco categorias relacionadas a aspectos processuais e de resultados do projeto, a saber: (i) participação da família; (ii) formas de comunicação; (iii) mobilidade; (iv) trabalho e geração de renda; e (v) inclusão social. Os achados da pesquisa foram debatidos a partir do referencial teórico. São feitas recomendações para o Projeto e sugestões de novos estudos.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.