Hierarquia social e atribuição causal em auto e hetero-avaliações de desculpas

Authors

  • Raissa Damasceno Universidade de Brasília – UnB
  • Víthor Rosa Franco Universidade de Brasília – UnB
  • Mauricio Miranda Sarmet Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
  • Fabio Iglesias Universidade de Brasília – UnB

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2016.29167

Keywords:

desculpas, causas, hierarquia, julgamentos, falsa unicidade

Abstract

Em contextos sociais, quando ocorre uma falha, frequentemente usam-se as mais diversas justificativas. A questão que emerge desse contexto é quão desculpável a justificativa se apresenta a depender de sua causa (externa, interna controlável ou interna incontrolável) e da hierarquia social de quem a pede. Esta pesquisa investigou efeitos de pedidos de desculpas, feitos por pessoas de hierarquias diferentes, entre três diferentes alvos de avaliação – auto (eu) e hetero (meus amigos e outros). Trezentos participantes responderam a cenários em que alguém (ora um professor, ora um aluno) se atrasa para um compromisso e oferece três tipos de desculpas que deveriam ser respondidas em três alvos de avaliação. Os resultados corroboraram o modelo de Weiner (2006), mostrando que desculpas com causas externas foram mais aceitáveis que as internas incontroláveis, seguidas das internas controláveis. Pedidos de desculpas feitos pelo professor, no entanto, foram menos aceitos. Na comparação entre auto e hetero-avaliação, confirmou-se o viés de falsa-unicidade, já que os respondentes julgaram aceitar mais os pedidos feitos a eles do que as outras pessoas aceitariam. Discutem-se aplicações para o contexto escolar, em especial para o gerenciamento de impressão em situações de hierarquia definida.

Published

2017-06-30

How to Cite

Damasceno, R., Franco, V. R., Sarmet, M. M., & Iglesias, F. (2017). Hierarquia social e atribuição causal em auto e hetero-avaliações de desculpas. Studies and Research in Psychology, 16(2), 401–413. https://doi.org/10.12957/epp.2016.29167

Issue

Section

Social Psychology