Grupos de convivência para idosos: participantes, egressos e desinteressados
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.19427Keywords:
idoso, atividades de lazer, tempo livreAbstract
Grupos de Convivência (GCs) para idosos são idealizados como locais de excelência na oferta de lazer ao idoso. Essa idealização pode limitar a busca por práticas de lazer mais condizentes com interesses e necessidades do envelhecente. Investigar os motivos da participação, da saída e do desinteresse por GCs é raro na literatura, mas socialmente relevante. Foram entrevistados 12 idosos participantes de GC, 12 egressos e 12 desinteressados sobre motivos da participação, saída, ou desinteresse por GCs. Além de motivos familiares e de saúde, foram evidentes as justificativas sobre relações com os profissionais e colegas e diferenças entre GCs, tanto quanto à programação, como à acessibilidade urbana ao local. Idosos desinteressados de GCs relataram grande ocupação do tempo livre com atividades prazerosas, de descanso e de desenvolvimento pessoal e social.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.