Transições cotidianas entre a família e a escola: atividades e relações de crianças nesses contextos ecológicos
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.17662Keywords:
transição ecológica, criança, atividades, relaçõesAbstract
A partir do conceito de transição ecológica (TE), no escopo da Psicologia do Desenvolvimento, este estudo objetivou compreender as mudanças de ambiente, atividades, relações e papeis que marcam o início da vida escolar do ponto de vista da criança. Foram entrevistadas 46 crianças de uma escola pública, de três a quatro anos de idade, em Belém/PA. Os resultados revelaram que durante os percursos de ida à escola e volta para a casa as crianças demonstraram tanto sentimento de bem-estar/alegria (envolvimento da mãe e outros familiares nas rotinas diárias, relacionamentos iniciados no ambiente escolar) como mal-estar/tristeza (queixas de dor e outros sintomas de doenças, referência à violência). Este estudo pode ser útil para ampliar o conhecimento sobre esta e outras transições ecológicas vividas na infância, com destaque para o processo de adaptação da criança no início da vida escolar.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.