Na cena jornalística: incitamentos à vontade de família
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.17651Keywords:
crianças, família, verdade, jornalismo, subjetividadeAbstract
Este trabalho problematiza discursos midiáticos acerca de duas estratégias que operam na garantia ao direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes: os serviços de acolhimento e a adoção. Com base em referenciais teórico-metodológicos foucaultianos e do campo do jornalismo, analisamos uma série e um programa jornalístico televisivo de modo a investigar como essas estratégias são visibilizadas. Constatamos a produção de regimes de verdade que nos convocam a olhar os sujeitos, os quais passaram pelos serviços de acolhimento, sob a óptica do abandono e da perda da infância, e mostramos como tal construção se articula e contribui para compor o incitamento a uma vontade de família. Discutimos as formas como se operam proposições de verdades no território midiático e seus efeitos subjetivos, e colocamos em questão o que se enuncia a luz da concepção foucaultiana de governamentalidade.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.