Do Topo da Montanha Temos Um Ótimo Ângulo de Visão das Coisas... Mas Será Que Podemos Ver Tudo? Uma Visão Sobre as Políticas Públicas Para Educação da Infância

Authors

  • Solange Martins de Oliveira Magalhães Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Ivone Garcia Barbosa Universidade de São Paulo - USP

Keywords:

políticas públicas, educação infantil, infância

Abstract

O atendimento à criança de 0 a 6 anos, no Brasil, existe há mais de um século e com ele acompanharam-se as transformações do conceito de infância, instituídas pelos discursos científicos e institucionais, que acabaram por transformar a criança em um sujeito/objeto cultural, inserido em um amplo projeto de constituição do sujeito moderno. Compreender as políticas públicas para a educação da infância implica refletir sobre o “que é ser criança”, hoje, em nossa sociedade, e ver o modo como as alterações nesse conceito passam a definir, orientar e ressignificar práticas de atenção, criação, socialização e educação, para que aquela corresponda ao desenvolvimento do “projeto da sociedade moderna”. Com essa análise tentamos clarear as intenções que nortearam as tomadas de decisões em relação à educação infantil, destacando sobretudo a perspectiva neoliberal, discernindo a lógica, a dinâmica viva e até contraditória das políticas públicas para a educação da infância brasileira.

Published

2005-06-01

How to Cite

Magalhães, S. M. de O., & Barbosa, I. G. (2005). Do Topo da Montanha Temos Um Ótimo Ângulo de Visão das Coisas. Mas Será Que Podemos Ver Tudo? Uma Visão Sobre as Políticas Públicas Para Educação da Infância. Studies and Research in Psychology, 5(1), 38–58. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/11155