Em Tempos de Pós-Modernidade: Vivendo a Vida Saudável e Sem Paixões
Keywords:
Sujeito, pós-modernidade, dessimbolização, biossociabilidadesAbstract
Este trabalho discute o surgimento das biossociabilidades do ponto de vista da problemática do sujeito pós-moderno. Considerando que a pós-modernidade produz a idéia de uma sociedade sem ideologias, onde as decisões a serem tomadas se revestem de um caráter de inevitabilidade estas parecem emanar diretamente do “real”. Identificam-se processos de dessimbolização do sujeito, como descritos por Dany Dufour, processos que funcionam como mecanismos de des-subjetivação. Aprisionados na sua liberdade, no lugar do desamparo, o sujeito da pós-modernidade tenta encontrar como saída a adesão aos preceitos de uma “ vida saudável” e “sem risco”, um projeto de controle sobre uma vida sem paixões.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.