A educação como dispositivo de proteção às crianças e adolescentes segundo práticas do UNICEF: problematizações foucaultianas

Authors

  • Flávia Cristina Silveira Lemos Universidade Federal do Pará - UFPA

Keywords:

UNICEF, Educação, Dispositivo, Normalização, Crianças e adolescentes

Abstract

Este artigo é parte das análises problematizadoras que realizamos no doutorado em História e Sociedade sobre as políticas dirigidas às crianças e adolescentes, no Brasil, durante a redemocratização, utilizando o método genealógico de Michel Foucault. Levantamos várias categorias de análise, porém, apresentaremos neste texto apenas as que são referentes ao dispositivo educação, de acordo com as práticas do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dirigidas às políticas de proteção às crianças e adolescentes, no Brasil. O UNIEF é uma agência de cooperação internacional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), atuando em parceria com outras agências da ONU, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Estas agências têm ampla ação nos países considerados em desenvolvimento. Os discursos-acontecimentos do Unicef disparam práticas de normalização, de disciplina e controle, paralelos às estratégias de proteção de crianças e adolescentes no Brasil.

Published

2008-12-01

How to Cite

Lemos, F. C. S. (2008). A educação como dispositivo de proteção às crianças e adolescentes segundo práticas do UNICEF: problematizações foucaultianas. Studies and Research in Psychology, 8(3), 559–577. Retrieved from https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/10547