Desenvolvimento das relações entre humildade e gratidão na infância
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2016.32764Keywords:
desenvolvimento, moral, virtudes, humildade, gratidãoAbstract
Neste estudo, investigou-se se existe desenvolvimento das relações entre gratidão e humildade na infância. Participaram 28 crianças, distribuídas em três grupos etários (6, 9 e 12 anos), pareadas por sexo. Como instrumento, utilizaram-se duas histórias: em uma delas, o benfeitor foi humilde; na outra, o benfeitor não foi humilde. Cada história foi seguida de uma entrevista semiestruturada. O sentimento de obrigatoriedade de retribuir um favor apresentou variações dependendo do tipo de benfeitor (humilde ou não-humilde). Houve uma maior tendência das crianças mais velhas levarem em conta a humildade e a ausência de humildade do benfeitor, em suas justificativas, quando comparadas com as crianças mais novas. Ao explicitar-se a diferença entre as histórias, a frequência de justificativas que mencionaram a falta de humildade do benfeitor aumentou em todas as idades e surgiu o tema da generosidade. Os resultados sugeriram que há desenvolvimento das relações entre gratidão e humildade na infância. Os dados encontrados contribuem para uma reflexão sobre a elaboração de programas educacionais para crianças, especialmente aqueles relacionados a virtudes.Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.