Correlação entre religiosidade, espiritualidade e qualidade de vida: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2015.17650Keywords:
qualidade de vida, religiosidade, espiritualidade, metanáliseAbstract
O fenômeno da religiosidade, por tanto tempo visto no meio científico através de olhares críticos, tem ganhado espaço nos estudos sobre saúde, em especial na Psicologia. Sob essa perspectiva, a presente pesquisa objetivou realizar uma revisão bibliográfica de metanálise, verificando os estudos existentes que exploram a correlação entre a qualidade de vida e a religiosidade, em diferentes aspectos e contextos. Seguindo uma rígida sequência de passos planejados no método, utilizou-se como descritores os termos "religiosidade", "qualidade de vida" e "espiritualidade", sendo coletados 263 artigos de língua portuguesa ou inglesa disponíveis em todos os periódicos indexados no portal Capes. Após verificação dos critérios de inclusão e exclusão de todo o material, foram analisados 14 documentos. Os resultados mostraram que a religiosidade e a espiritualidade têm correlação com a qualidade de vida, atuando principalmente como enfrentamento em situações adversas. Assim, fica evidente a importância desses fenômenos para as práticas de saúde, ressaltando-se a necessidade de valorizá-los e incluí-los nas formações profissionais.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.