As representações sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras

Autores

  • Denis Giovani Monteiro Naiff Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
  • Luciene Alves Miguez Naiff Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO
  • Marcos Aguiar de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2009.9146

Palavras-chave:

Representações sociais, Ação afirmativa, Universidades públicas, Racismo

Resumo

É bastante atual e polêmico o debate existente sobre a questão das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Dentro deste contexto, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ – tem discutido com a sua comunidade a implantação de cotas raciais em seu vestibular. Este trabalho teve como objetivo conhecer as representações sociais que os alunos da UFRRJ possuem sobre as cotas para negros e pardos na Universidade. Foram entrevistados 100 alunos dos cursos de licenciatura que foram submetidos a uma tarefa de evocação livre perante o termo indutor “Cotas para negros e pardos nas Universidades”. Os dados foram analisados com auxilio do programa de computador EVOC 2003. Os resultados apontam para uma atitude majoritariamente contrária contrastando com uma representação estruturada em torno de elementos justificadores da implantação das cotas, o que pode estar indicando a existência de uma zona muda das representações sociais sobre o objeto estudado.

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Publicado

01-04-2009

Como Citar

Naiff, D. G. M., Naiff, L. A. M., & Souza, M. A. de. (2009). As representações sociais de estudantes universitários a respeito das cotas para negros e pardos nas universidades públicas brasileiras. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 9(1), 219–232. https://doi.org/10.12957/epp.2009.9146