Educar é punir? Concepções e práticas educativas de pais agressores.

Autores

  • Thaís Thomé Seni S. e Oliveira Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Regina Helena Lima Caldana Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2009.9078

Palavras-chave:

Violência física doméstica, Práticas educativas, Intervenção com famílias

Resumo

A violência física de pais contra filhos é um dos tipos de violência doméstica e constitui um problema de saúde pública. Buscando colaborar para a compreensão do problema e para estratégias de intervenção com famílias, este trabalho tem o objetivo de investigar concepções sobre o educar e as práticas educativas de pais denunciados. Os entrevistados são pais/mães denunciados ao Conselho Tutelar. Utilizou-se o modelo de entrevista “História de vida temática”, constituída pelo relato da história de vida do entrevistado, complementada por um conjunto de tópicos previamente definidos. Foram realizadas seis entrevistas, sendo gravadas, transcritas e analisadas qualitativamente. Os resultados apontam inconsistências entre concepções e práticas educativas, dificuldades em utilizar recursos alternativos à punição física para colocar limites; a falta de suporte em rede social como fatores de risco, e a necessidade de implementar programas de intervenção que promovam a integração entre suas concepções e práticas como educadores.

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Publicado

01-12-2009

Como Citar

Oliveira, T. T. S. S. e, & Caldana, R. H. L. (2009). Educar é punir? Concepções e práticas educativas de pais agressores. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 9(3), 679–694. https://doi.org/10.12957/epp.2009.9078