Psicologia escolar: cenários atuais

Autores

  • Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira Universidade de Brasília – UNB
  • Claisy Maria Marinho-Araújo Universidade de Brasília – UNB

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2009.9075

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Psicologia escolar, Atuação preventiva e síndrome de burnout

Resumo

A articulação da Psicologia com a Educação oportunizou a emergência do psicólogo escolar, profissional que por muito tempo se caracterizou por classificar e ajustar, à escola, os alunos com dificuldades escolares, aplicando o conhecimento psicológico ao contexto escolar. A partir de avanços teóricos e práticos relativos à Psicologia e de uma postura crítica diante da atuação da área nas escolas, a relação Psicologia-Educação se modificou, configurando-se por interdependência de conhecimentos. Nesta nova configuração, a Psicologia Escolar passou a valorizar as relações e o contexto histórico no qual as dificuldades se instalam e, atualmente, caracteriza-se por uma atuação preventiva e relacional que valoriza a participação do professor e o cuidado com sua saúde psíquica. A Psicologia Escolar tem, hoje, o desafio de ampliar seu campo de atuação para outros contextos e níveis educativos e sistematizar ações diferenciadas que promovam o desenvolvimento e a aprendizagem dos envolvidos no cotidiano escolar.

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Publicado

01-12-2009

Como Citar

Oliveira, C. B. E. de, & Marinho-Araújo, C. M. (2009). Psicologia escolar: cenários atuais. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 9(3), 648–663. https://doi.org/10.12957/epp.2009.9075