Competências para o Atendimento On-line de Psicólogos Clínicos: Uma Análise Documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2025.84874

Palavras-chave:

competências, atendimento on-line, psicólogo clínico

Resumo

A atuação no atendimento on-line do psicólogo clínico tem diversos benefícios, como a possibilidade de alcançar pessoas geograficamente distantes. Apesar disso, as especificidades desta forma de trabalho exigem do profissional competências e habilidades diferentes do atendimento presencial. O objetivo deste estudo foi analisar e categorizar as competências necessárias para a execução do atendimento on-line de psicólogos clínicos, por meio de uma análise documental de documentos e artigos nacionais e internacionais. A análise dos 14 documentos e cinco artigos localizou 31 competências características do atendimento on-line, que foram organizadas em dez categorias (competências tecnológicas, competências financeiras, competências multiprofissionais, competências científicas, competências emergenciais, competências de ensino ao paciente, competências éticas, competências de conhecimento da jurisdição, competências contratuais e competências multiculturais). Foi percebido que há diferenças entre as habilidades para a modalidade de atendimento on-line, assim como uma escassez de documentos que orientem os psicólogos clínicos para essa modalidade de atendimento, tornando necessárias estratégias informativas e formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-07-2025

Como Citar

Estéfani Herculano, D., & Miranda Amorim, S. (2025). Competências para o Atendimento On-line de Psicólogos Clínicos: Uma Análise Documental. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 25. https://doi.org/10.12957/epp.2025.84874

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise