Uma Interpretação Possível da Tatuagem para Alguns Adolescentes em Conflito com a Lei
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2025.84423Palavras-chave:
adolescência, adolescentes em conflito com a lei, psicanálise, tatuagem, contingênciaResumo
Qual é o significado das tatuagens feitas por alguns adolescentes em conflito com a Lei? A partir da observação e da escuta, pretendemos demonstrar que alguns adolescentes em conflito com a lei estabelecem sentidos importantes às tatuagens. A preferência por tatuar frases como "Amor só de mãe" e "VidaLoka" têm efeitos significativos para alguns sujeitos: construção subjetiva de um corpo, nomeação e laço social. Para darmos conta desse percurso, vamos nos dedicar à função da tatuagem para alguns adolescentes envolvidos no tráfico de drogas e às vicissitudes do ato de tatuar como modo de incorporação, utilizando os conceitos de "contingência" e "nomeação", de Jacques Lacan. A noção de imaginário para a teoria lacaniana será uma das referências para compreendermos este fenômeno em alguns casos de adolescentes. Pretendemos demonstrar que a categoria de "contingência", do último ensino de Lacan, expõe um modo de construção corporal a partir da noção de real e de político na ação de tatuar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.

A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.
