Vínculos Familiares de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Internação Durante a Pandemia Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.83799Palavras-chave:
privação de liberdade, pandemia, adolescentes, vínculo familiarResumo
A pandemia do Corona Virus Disease 2019 (Covid-19) acentuou a preocupação sobre as condições de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. As medidas de contenção e as consequências sanitárias, econômicas e sociais aumentaram os riscos já vivenciados por essa população. Com base nestas constatações, este artigo analisou os impactos que a pandemia do Covid-19 nos vínculos familiares de adolescentes brasileiros em cumprimento de medidas socioeducativas de internação. Participaram da investigação 22 adolescentes residentes em quatro macrorregiões do Brasil, com idade entre 16 e 19 anos. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário de caracterização sociodemográfica e um roteiro de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi empregada a técnica de Análise Temática (AT). Os resultados apontaram que a pandemia do Covid-19 impactou consideravelmente os vínculos sociais e relacionais dos adolescentes que estavam em internação. Os vínculos familiares apresentaram interferências significativas considerando uma lógica temporal pré-pandemia, período pandêmico e pós-pandemia. Identificou-se que a pandemia fragilizou os vínculos, assim como contatou-se a ineficiência das instituições de privação de liberdade em garantir uma manutenção adequada dessas relações, de modo que a aplicação inadequada da medida socioeducativa provocou rompimentos de vínculos familiares dos adolescentes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.