Vínculos Familiares de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Internação Durante a Pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2024.83799

Palavras-chave:

privação de liberdade, pandemia, adolescentes, vínculo familiar

Resumo

A pandemia do Corona Virus Disease 2019 (Covid-19) acentuou a preocupação sobre as condições de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Brasil e no mundo. As medidas de contenção e as consequências sanitárias, econômicas e sociais aumentaram os riscos já vivenciados por essa população. Com base nestas constatações, este artigo analisou os impactos que a pandemia do Covid-19 nos vínculos familiares de adolescentes brasileiros em cumprimento de medidas socioeducativas de internação. Participaram da investigação 22 adolescentes residentes em quatro macrorregiões do Brasil, com idade entre 16 e 19 anos. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário de caracterização sociodemográfica e um roteiro de entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados foi empregada a técnica de Análise Temática (AT). Os resultados apontaram que a pandemia do Covid-19 impactou consideravelmente os vínculos sociais e relacionais dos adolescentes que estavam em internação. Os vínculos familiares apresentaram interferências significativas considerando uma lógica temporal pré-pandemia, período pandêmico e pós-pandemia. Identificou-se que a pandemia fragilizou os vínculos, assim como contatou-se a ineficiência das instituições de privação de liberdade em garantir uma manutenção adequada dessas relações, de modo que a aplicação inadequada da medida socioeducativa provocou rompimentos de vínculos familiares dos adolescentes.

Biografia do Autor

Barbara Cristina Soares Sena, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Psychologist (University of Oeste Paulista). Master in Education from the Postgraduate Program at the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). PhD in Psychology from the Postgraduate Program at the Federal University of São Carlos (UFSCar). She teaches the Psychology and Pedagogy Courses at the Universidade do Oeste Paulista. Member of the research group Construction of Subjectivity processes in the School Context (CNPq) linked to the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), the Violence Analysis and Prevention Laboratory (LAPREV) linked to the Department of Psychology at the Federal University of São Carlos (UFSCar) and the Youth, Resilience and Vulnerability Working Group of the National Association for Research in Psychology (ANPEPP).

Alex Sandro Gomes Pessoa, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil

Psychologist (UNOESTE), Degree in Physical Education, Master and Doctor in Education from the Universidade Estadual Paulista (UNESP). He completed a sandwich doctorate internship at the Faculty of Education and Social Service at the University of Sydney (Australia) and a Post-Doctorate in Psychology at the Department of Developmental and Personality Psychology at the Federal University of Rio Grande do Sul. Linked to the Department of Psychology (DPsi ) and the Postgraduate Program in Psychology at the Federal University of São Carlos (PPGPsi UFSCar). He is an active researcher at the Violence Analysis and Prevention Laboratory (LAPREV). Between 2024 and 2025, he will work as a Visiting Scholar at the University of Sydney (Australia), with funding from FAPESP. He coordinates the specialization course Psychosocial Care for Victims of Violence (DPsi / LAPREV). He was Head of the Psychology Department (Management 2019-2021). CNPq Productivity Scholarship. President of the Brazilian Association of Developmental Psychology - ABPD (Management 2023-2025). He is currently the Coordinator of the Working Group (GT) entitled "Resilience, Youth and Vulnerability" of the National Association for Research and Postgraduate Studies in Psychology (ANPEPP). Since 2018, he has been a member of the International Community Development and Resilience Consortium (ICDRC-https://www.resilienceconsortium.org/).

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

Sena, B. C. S., & Pessoa, A. S. G. (2024). Vínculos Familiares de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Internação Durante a Pandemia Covid-19. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 24. https://doi.org/10.12957/epp.2024.83799

Edição

Seção

Dossiê Práticas Psi em espaços de privação e restrição de liberdade