Saúde Mental de Adolescentes no Sistema Socioeducativo: Entrevista com Profissionais da Semiliberdade em Curitiba
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.83544Palavras-chave:
saúde mental, adolescência, socioeducação, semiliberdade, criseResumo
O sofrimento e a crise em saúde mental da população infantojuvenil são fenômenos de interesse interdisciplinar. Ao abordar adolescências em vulnerabilização, como o caso de adolescentes cumprindo medida socioeducativa, as políticas e práticas de cuidado urgem. O objetivo principal desta pesquisa foi compreender as definições aplicadas ao sofrimento e às crises em saúde mental de adolescentes cumprindo Semiliberdade em Curitiba. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e exploratória, aplicando entrevistas com 11 trabalhadores das Casas de Semiliberdade e discutindo os achados a partir de referenciais da Atenção Psicossocial. Dos resultados, destacam-se dois temas: (1) definições de saúde mental, sofrimento e crise, (2) manejos de sofrimentos e crises. Os trabalhadores demonstraram entendimentos e manejos amplos e contextuais para o sofrimento e a crises. Impasses relativos às premissas da Socioeducação foram encontrados, assim como o relato de sofrimentos vivenciados pelos trabalhadores. A maneira como os profissionais compreendem e conceituam crise e sofrimento resulta nas suas práticas. Esta pesquisa entendeu o modelo da Semiliberdade com mais alinhado a Atenção Psicossocial.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.