Relato de Experiência: Grupo de Leitura na Cadeia Pública de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2024.83484Palavras-chave:
psicologia, leitura, cárcereResumo
Este relato de experiência apresenta uma intervenção realizada na Cadeia Pública de Porto Alegre para conclusão do estágio básico obrigatório do curso de psicologia e tem como objetivo inspirar quanto às possibilidades de atuação dos psicólogos em contextos de cárcere. O estágio ocorreu ao longo de 2022 e, após um primeiro semestre de observação e acompanhamento dos atendimentos realizados por profissionais da psicologia, foi proposto e realizado como projeto de intervenção um grupo de leitura e reflexão, utilizando contos brasileiros. A oportunidade de realizar estágio em uma instituição de privação de liberdade permitiu conhecer alguns dos desafios do exercício da psicologia nesse tipo de contexto e evidenciou a necessidade de sempre revisitar o código de ética e as diretrizes da profissão, se mantendo atento ao contexto histórico e cultural. O grupo foi realizado com cinco participantes e teve sete encontros, permitindo experienciar a potência de espaços de reflexão e criatividade que promovam o acolhimento de diferentes saberes em um espaço de muitas privações.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.