A Psicanálise Cibernética de Lawrence Kubie: As Primeiras Incursões no Conceito de Feedback
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2025.83442Palavras-chave:
cibernética, feedback, máquina, psicanálise, repetiçãoResumo
O movimento cibernético foi composto por um grupo bastante heterogêneo de cientistas e intelectuais que se reuniu periodicamente durante alguns anos das décadas de 1940 e 1950 com o propósito de construir um paradigma comum para explicar o funcionamento de máquinas e seres biológicos. Embora tenha tido uma sobrevida relativamente curta, a cibernética foi propulsora de diversos empreendimentos científicos e intelectuais ao longo do século XX; dentre eles, a reformulação epistemológica de alguns conceitos psicanalíticos. No entanto, a influência da cibernética sobre a psicanálise continua sendo objeto de escassa investigação e publicação em território nacional. Por exemplo, é pouco conhecido que havia um psicanalista envolvido nos trabalhos do movimento cibernético. Por conta disso, nosso objetivo é reconstruir o modo como o psicanalista Lawrence Kubie ensaiou algumas articulações entre a psicanálise e a terminologia cibernética. Seu principal esforço foi o de interpretar a repetição patológica a partir de noções como feedback e circuito reverberante para explicá-la de uma forma "maquínica".
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.