Quais contradições? Sobre Piaget, Vigotski e Marx
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2025.82334Palavras-chave:
contradição, psicologia histórico-cultural, desenvolvimento, psiquismoResumo
O texto versa sobre o problema da contradição a partir do resgate de três pensadores: Piaget, Vigotski e Marx. Se em Piaget a contradição é sinônimo de oposição, inserindo-se no arcabouço de uma epistemologia genética, em Vigotski a contradição é uma categoria dialética e uma força motriz, que move o mundo e dinamiza o próprio indivíduo, o que conduz este autor a uma nova concepção de desenvolvimento. Ao contrário de Piaget, o desenvolvimento para Vigotski não é um processo linear e genético, mas um complexo processo dialético. Nesse sentido, Lucien Sève demonstra a presença de Marx na origem do pensamento vigotskiano, destacando a inflexão realizada pelo pensador alemão em relação à filosofia idealista. Identifica ainda os motivos pelos quais o pensamento marxiano não é uma espécie de universal sem contribuições em matéria psicológica, tampouco um sistema abstrato de verdades absolutas ao feitio tradicional, mas um estatuto teórico com determinações e nexos categoriais que partem da própria matéria tratada. A partir da análise dos textos desses três autores, Sève fornece contribuições bastante originais acerca das aproximações e distanciamentos entre eles, enfrentando um tema bastante atual e ainda pouco explorado.
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