Estilos de Apego e Esquemas Iniciais Desadaptativos em Estudantes Universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.79269

Palavras-chave:

apego e objetos, personalidade, adulto jovem

Resumo

Este estudo teve como objetivos: 1) Avaliar se as dimensões do apego podem ser preditoras dos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs); 2) analisar a relação entre o estilo de apego e os EIDs; 3) examinar a relação entre a ativação dos EIDs e as variáveis "morar sozinho", "morar com os pais" ou "morar com os colegas". Participaram 60 estudantes universitários, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 26 anos. Utilizou-se um método transversal de coleta de dados, com aplicação de instrumentos de avaliação de esquemas e estilos de apego. A análise dos dados teve enfoque quantitativo. Foi identificado que estudantes com estilos de apego seguro apresentam menos EIDs ativados e que as dimensões de apego são capazes de predizer a ativação de esquemas do primeiro domínio. Ainda, existem diferenças estatísticas com relação a ativação dos EIDs na comparação das variáveis morar sozinho e com companhia. Discute-se a importância do apego seguro para uma menor ativação de EIDs em jovens universitários, bem como suas implicações. Ainda, ressalta-se a importância da rede de apoio próxima nesse momento do desenvolvimento.

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Publicado

23-10-2023

Como Citar

Fracazzo, V., & Toni, C. (2023). Estilos de Apego e Esquemas Iniciais Desadaptativos em Estudantes Universitários. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(3), 916–935. https://doi.org/10.12957/epp.2023.79269

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento