Estilos de Apego e Esquemas Iniciais Desadaptativos em Estudantes Universitários
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.79269Palavras-chave:
apego e objetos, personalidade, adulto jovemResumo
Este estudo teve como objetivos: 1) Avaliar se as dimensões do apego podem ser preditoras dos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs); 2) analisar a relação entre o estilo de apego e os EIDs; 3) examinar a relação entre a ativação dos EIDs e as variáveis "morar sozinho", "morar com os pais" ou "morar com os colegas". Participaram 60 estudantes universitários, de ambos os sexos, com idades entre 18 e 26 anos. Utilizou-se um método transversal de coleta de dados, com aplicação de instrumentos de avaliação de esquemas e estilos de apego. A análise dos dados teve enfoque quantitativo. Foi identificado que estudantes com estilos de apego seguro apresentam menos EIDs ativados e que as dimensões de apego são capazes de predizer a ativação de esquemas do primeiro domínio. Ainda, existem diferenças estatísticas com relação a ativação dos EIDs na comparação das variáveis morar sozinho e com companhia. Discute-se a importância do apego seguro para uma menor ativação de EIDs em jovens universitários, bem como suas implicações. Ainda, ressalta-se a importância da rede de apoio próxima nesse momento do desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.