Empreendedorismo: por que alguns estudantes e não outros escolhem ser empreendedores?
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2013.7885Abstract
O propósito deste artigo foi explorar o interesse dos estudantes universitários no empreendedorismo e as razões que fazem alguns estudantes, e não outros, escolherem ser empreendedores. O estudo foi realizado com 580 estudantes de graduação (6% do total) de seis cursos da Universidade Federal de Pelotas – UFPel/RS através de um survey estruturado. Enquanto os resultados revelam que o interesse em tornar-se empreendedor é alto e mantém-se constante ao longo dos cursos de graduação, somente 6% dos estudantes planejam de fato tornarem-se empreendedores. Tal decisão é dependente do gênero (homens = mais) e da idade (mais velhos = mais) dos estudantes. Os que planejam empreender são motivados pela independência, são mais atentos ao reconhecimento social, engajam-se mais em atividades fora da universidade, aproveitam o tempo para fazerem várias atividades e acreditam menos que o curso superior lhes oportunizará boa opção salarial. Finalmente, importantes implicações são derivadas para o desenvolvimento de uma educação universitária mais empreendedora.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.