INTERAÇÕES ENTRE SISTEMAS DE REFERÊNCIA ALOCÊNTRICOS E EGOCÊNTRICOS: EVIDÊNCIAS DOS ESTUDOS COM DIREÇÃO PERCEBIDA
Resumen
Sistemas de referência (frames of reference) são definidos como um locus ou conjunto de loci em relação ao qual as localizações espaciais são determinadas. Os sistemas de referência egocêntricos definem as localizações espaciais em relação ao observador, enquanto que nos sistemas de referência alocêntricos, as localizações são determinadas em relação a loci externos ao observador. Analisam-se diversas evidências da utilização destes sistemas de referência pelo sistema visual humano, tanto para tarefas de percepção visual quanto para tarefas de navegação. Hipóteses da dissociação do sistema visual em função destes sistemas de referência são evidenciadas por resultados de estudos neuropsicológicos. O conjunto das evidências experimentais indica uma efetiva interação entre codificações em sistemas de referência egocêntricos e alocêntricos, de modo que os sistemas visual e visomotor introduzem transformações nas coordenadas de um sistema em função de outro, adequando a informação às características das diferentes tarefas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los trabajos publicados en el espacio virtual de la revista Estudios e Investigaciones en Psicología serán automáticamente cedidos, quedando sus derechos autorales reservados a la revista Estudios e Investigaciones en Psicología y su reproducción total o parcial (más de 500 palabras del texto original) debe ser solicitada por escrito al Editor.
La Revista Estudios e Investigaciones en Psicología está licenciada bajo una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 3.0 No Adaptada.
Permisiones adicionales que sobrepasan el alcance de esta licencia pueden estar disponibles en http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.