Terapia Centrada na Pessoa e Processo de Reorganização da Autoimagem e Autoestima: Pesquisa-Ação
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.77711Keywords:
Carl Rogers, imagem corporal, pesquisa-ação, personalidade, terapia centrada no clienteAbstract
Este artigo objetivou compreender o processo terapêutico proporcionado por uma prática interventiva de curta-duração centrada em pessoas com problemas de autoimagem corporal e autoestima. Seguindo um delineamento metodológico qualitativo, a pesquisa e as intervenções terapêuticas aconteceram sob a influência do desenho de pesquisa-ação. Trabalhou-se com as seguintes etapas: planejamento do processo terapêutico à luz das condições necessárias e suficientes para mudança de personalidade e as fases do processo terapêutico; desenvolvimento da prática de ajuda; monitoramento da ação a partir da supervisão, revisão dos atendimentos e entrevistas semiestruturadas com os participantes; análise fenomenológica empírica dos impactos afetivos da terapia a partir da perspectiva dos clientes atendidos; entendimento disso a partir do referencial rogeriano. Foram elaborados e discutidos os seguintes eixos temáticos relacionados ao processo terapêutico: fatores que levaram à busca por ajuda psicológica e constituíram a atmosfera terapêutica; significação negativa da experiência corporal; significação real da experiência de autoestima em relação ao corpo; mudanças de atitudes em relação à percepção de si e ao autocuidado. Concluiu-se que a terapia centrada na pessoa produziu impactos afetivos significativos que ajudaram esses clientes a lidar com suas experiências de imagem corporal e autoestima.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
COPYRIGHT:
Studies and Research in Psychology automatically holds the copyright deriving from the publication of the works. The full or partial reproduction of each text (over 500 words of the original text) must be requested in writing to the Editor.
Studies and Research in Psychology Journal is licensed under Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs.
Permissions beyond the scope of this license might be available at http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/ revispsi/.