Programa para Promoção de Competências Emocionais em Crianças para Educadores (PROMCE-E): Relato de Experiência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.77702

Palabras clave:

desenvolvimento emocional, promoção da saúde, educação infantil, crianças em idade pré-escolar

Resumen

A competência emocional é reconhecida como habilidade essencial para o desenvolvimento infantil, contribuindo para o bem-estar subjetivo, bom relacionamento interpessoal e desempenho acadêmico de crianças. Na fase escolar, por volta dos quatro/cinco anos, a mesma tem avanço expressivo, o que torna os professores agentes fundamentais nesse processo. Este estudo relatou a experiência de um projeto-piloto de implantação de um programa de promoção de competências emocionais em crianças dirigido a professores. Participaram seis professoras de educação infantil (M=40,6 anos), de duas escolas particulares do Rio de Janeiro e entorno, que preencheram instrumentos antes do início da implantação do projeto. Participaram ativamente de todas as etapas, demonstrando interesse pelos conteúdos e atividades. Seus relatos na entrevista final (gravados, transcritos e analisados) evidenciaram algumas conquistas nas competências emocionais das crianças, além de ganhos adicionais no autoconhecimento e satisfação das professoras com as atividades realizadas. Buscou-se refletir sobre o impacto desse programa e os desafios do projeto com foco no desenvolvimento da competência emocional das crianças. Acredita-se que esta proposta pode ser um diferencial em iniciativas voltadas para a melhora da vida acadêmica e a promoção de saúde dos educandos, ressaltando a importância da atenção ao desenvolvimento emocional infantil no ambiente escolar.

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

Mendes, D. M. L. F., Souza, A. B. de M. e, & Soares, A. R. da C. de J. (2023). Programa para Promoção de Competências Emocionais em Crianças para Educadores (PROMCE-E): Relato de Experiência. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(2), 629–646. https://doi.org/10.12957/epp.2023.77702

Número

Sección

Psicología del Desarrollo