Ganhos e Perdas na Aposentadoria e a Intenção de Empreender de Servidores do Judiciário
DOI:
https://doi.org/10.12957/epp.2023.77693Palavras-chave:
aposentadoria, atitudes, empreendedorismo, servidor públicoResumo
Este estudo objetivou identificar possíveis efeitos das atitudes em relação à aposentadoria e intenção de empreender. Participaram da pesquisa 162 servidores públicos do judiciário trabalhista, que responderem a um questionário on-line autoaplicável com escalas sobre intenção de empreender, perdas e ganhos na aposentadoria e potencial empreendedor. Um modelo de regressão múltipla hierárquica stepwise foi proposto para seleção do modelo inicial. Testes de mediação foram utilizados para testar as seguintes hipóteses: H1 - os ganhos percebidos frente a um novo começo na aposentadoria exerceriam influência positiva na intenção empreendedora; H2 - as perdas percebidas quanto aos aspectos tangíveis do trabalho exerceriam influência positiva na intenção empreendedora; H3 - Maiores níveis de oportunidade para empreender predizem maiores níveis de intenção empreendedora; e H4 - a oportunidade para empreender funcionaria como variável mediadora entre os ganhos percebidos de um novo começo e as perdas percebidas dos aspectos tangíveis do trabalho em relação ao desfecho da intenção empreendedora. Os resultados estatísticos foram satisfatórios para a amostra, corroborando as quatro hipóteses mencionadas. As atitudes positivas ou negativas sobre a aposentadoria possuem efeito sobre a intenção de empreender, sendo a oportunidade para empreender um mecanismo importante para este efeito.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DIREITOS AUTORAIS:
Os trabalhos publicados no espaço virtual da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à revista Estudos e Pesquisas em Psicologia e a sua reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto original) deve ser solicitada por escrito ao Editor.
A Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada.
Permissões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/.