Autoeficácia Acadêmica em Estudantes do Ensino Fundamental do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2025.75943

Palavras-chave:

autoeficácia, desempenho acadêmico, ensino fundamental.

Resumo

As crenças são importantes fatores no engajamento e desempenho por parte dos alunos, pois no contexto acadêmico, tratam-se das crenças nas capacidades pessoais para realizar atividades e tarefas, para concretizar objetivos e para alcançar resultados no domínio particular da realização escolar. Neste sentido, objetivou-se investigar os níveis de autoeficácia de 160 estudantes do Ensino Fundamental II de uma escola pública no Pará, nos domínios de matemática, leitura e escrita. Foram utilizadas 3 escalas, com baterias de autoeficácia nos respectivos domínios, analisadas quantitativamente, por meio de estatística básica. Os resultados apontam que mudanças, como a transição entre as etapas de ensino, causam estresse e afetam emocional e socialmente, refletindo no desempenho acadêmico. Em particular, na matemática, os alunos se mostraram com crenças de autoeficácia enfraquecidas, se identificando como nada capazes (12,7%), pouco capazes (21,5%) e mais ou menos capazes (33,5%). Por fim, na leitura e na escrita, apesar das dificuldades das etapas anteriores e fatores externos, a maioria se sente capaz, quando comparadas às crenças de matemática. Vale enfatizar que estudantes com crenças elevadas tendem a ser mais resilientes frente às adversidades e se apresentam mais motivados nos estudos e atividades a serem realizadas.

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Publicado

03-07-2025

Como Citar

Costa, E. B., Silva, E. P., & Holanda Ramos, M. F. (2025). Autoeficácia Acadêmica em Estudantes do Ensino Fundamental do Pará. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 25. https://doi.org/10.12957/epp.2025.75943

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento