O que Terapeutas Comportamentais Aprendem para sua Prática Clínica na Relação Terapêutica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/epp.2023.75313

Palavras-chave:

relação terapêutica, terapia comportamental, formação do psicoterapeuta, processos psicoterapêuticos, aprendizagem do terapeuta

Resumo

De acordo com a visão vigente, aprende-se a ser psicoterapeuta comportamental em cursos, onde se ensinam teoria, intervenções e técnicas; e na supervisão, onde a atuação do terapeuta é aprimorada. O objetivo deste estudo foi examinar uma terceira via de aprendizagem. O que os terapeutas aprendem na relação com seus clientes? Foram entrevistados 14 terapeutas analítico-comportamentais, cognitivo comportamentais ou comportamentais contextuais, a respeito do que aprenderam com seus clientes para sua prática clínica. A análise das transcrições foi pautada nos preceitos da grounded theory analysis. Os resultados sugerem que os terapeutas aprendem sobre algumas coordenadas importantes do processo terapêutico: a singularidade de cada cliente, a responsabilidade do cliente e do terapeuta para o processo e sobre as suas limitações como terapeuta. Expandem suas competências clínicas: como enxergar além de rótulos e julgamentos, assumir uma postura terapêutica, flexibilidade e autenticidade. Adquirem estratégias clínicas, aprendem a ceder espaço para o cliente, a respeitar o tempo do cliente e responder às suas necessidades. Finalmente, aprendem a manejar riscos e contrariedades, a lidar com a proximidade no relacionamento, como usar dos seus equívocos a favor da terapia e conduzir aspectos burocráticos da sua profissão.

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Publicado

04-05-2023

Como Citar

Cunha, O. R. da, & Vandenberghe, L. M. A. (2023). O que Terapeutas Comportamentais Aprendem para sua Prática Clínica na Relação Terapêutica?. Estudos E Pesquisas Em Psicologia, 23(1), 312–328. https://doi.org/10.12957/epp.2023.75313

Edição

Seção

Psicologia Clínica e Psicanálise